O folclore simboliza a preservação da essência da cultura popular. As manifestações folclóricas passam por transformações promovidas pela dinâmica cultural e social. Assim nascem os grupos parafolclóricos com grande participação de jovens e adultos. Os diversos festivais competitivos são como molas propulsoras para ativar a absorção das dinâmicas sociais nas manifestações da cultura popular.
Festival Competitivo de grupos parafolclóricos dividido em 04 fases:
Serão premiados três grupos:
O projeto se dedica a ratificar o contato da população de Natal com a arte produzida na cidade como expressão da sua identidade cultural e com isso desenvolver o interesse da população pela cultura potiguar. Também para apresentar ao público em geral da FIART a arte produzida em Natal e no RN, promovendo um intercâmbio cultural.
Apresentações de 04 a 06 de junho com Cultura Popular, Dança, Poesia, Mamulengo e Música dos destaques da produção artística de Natal nos últimos três anos.
O objetivo é criar ações que valorizem a expressão dos artesãos e criem mecanismos de comercialização e reconhecimento das suas obras. No RN há trabalhos em madeira, de renda e diversas tipologias que são referência Nacional e Internacional. O projeto garante através deste Salão o Melhor do Artesanato Potiguar um selo de qualidade e uma apresentação de qualidade em vídeo das tipologias e do trabalho de 08 artesãos(ãs).
Exposição da obra dos 08 principais representantes do artesanato potiguar selecionados pela Coordenação geral da FIART, Coordenação do PROART – Programa do Artesanato Potiguar e Coordenação do Artesanato do SEBRAE RN. Websérie com 08 episódios, sendo um de cada artesão(ã) com destaque para a sua tipologia.
Para contribuir com o conhecimento e reconhecimento das identidades culturais e oportunizar um intercâmbio entre estudiosos, pesquisadores e mestres da cultura popular.
Um seminário em formato virtual o Webnário promoverá o encontro de personalidades e estudiosos sobre o tema Tradições, Folclore e Identidade Cultural. O encontro se dará de forma virtual, nos dias 05 e 06 de junho, com 02 mesas temáticas compostas por 03 palestrantes do tema e 01 mediador(a). Os palestrantes serão representantes de 04 regiões brasileiras.